"INICIANDO NO MUNDO DAS CORDAS”
Olá galera, desculpem a demora em não postar, mas como o prometido estão aê as dicas para aqueles que desejam tocar instrumentos de cordas.
Como escolher o “primeiro violão”?
Caros pais e alunos, esta tarefa não é nada fácil porque não é somente uma questão de preços, um violão mais caro não é necessariamente melhor que um violão mais barato.
Por que?
O violão é um instrumento muito delicado, mesmo aqueles que são fabricados em série também são feitos artesanalmente, porque são predominantemente de madeira, que tem que ser colada, lixada, polida, envernizada, torcida. Portanto, um violão para iniciantes não será feito com as melhores madeiras, mas se o “humor” de quem fez a montagem do violão estiver bom naquele dia, o instrumento pode ter uma qualidade boa. Já um violão mais caro, feito com madeiras “nobres”, porém com acabamento e montagem ruins, não garantem uma plena qualidade ao instrumento.
Então por onde começar?
1-Escolha como o “primeiro violão” um violão de cordas de náilon, esses tradicionais, porque são mais versáteis, o estudante pode tocar todos os estilos, do clássico ao rock e as cordas de náilon machucam menos os dedos de quem está começando.
2-Procure escolher violões que não tenham a caixa (parte em formato de corpo de mulher) colorida, azul, rosa, preta. A tinta tira um pouco do brilho do som e pode querer esconder alguns defeitos.
Então prefira os violões cor de madeira envernizada, tons amarelados a alaranjados.
3-Importante: Vá até a loja e peça para o estudante experimentar o violão mesmo que ele não saiba tocar nada. É importante sentir se o tamanho do violão está adequado ao seu tamanho e tamanho de suas mãos.
Sentir principalmente o braço do violão, se ele é muito grosso, se sua mão se sente confortável.
Em caso de crianças, peça para um professor avaliar se é necessário ter um violão menor para o começo do estudo. Eu já vi crianças com 8 anos de idade que se adaptaram muito bem a um violão de tamanho normal, e outra com 11 anos que teve que iniciar com um violão menor.
4-Observe os detalhes da pintura, acabamento e peça para o vendedor avaliar se o braço do violão não está muito torto para frente. É normal devido a tensão das cordas, haver uma leve torção, mas se for exagerada, comprometerá o instrumento.
5-No caso do violão, eu recomendo que se você tiver condições, deixe o violão na loja para ser feita uma regulagem na altura das cordas em relação ao braço do instrumento. Isto é um ajuste simples e que trás muita qualidade ao som, na facilidade para o estudante tocar. O lado ruim é que é um serviço cobrado á parte e não é feito na hora, mas vale a pena. Se a loja não dispuser de um profissional para executar o serviço, procure um luthier ou até um professor de violão que saiba fazer esta regulagem.
6-Existe no mercado vários violões que vem com um afinador eletrônico embutido e captador par ser ligado a um amplificador, como uma guitarra. No caso do afinador eu até acho um detalhe positivo para quem está iniciando. Já o captador é dispensável, porque o som natural do violão é que é bonito.
7-Compre um “jogo” de cordas a mais, porque o violão saiu da fábrica com as cordas instaladas e até ele ser vendido elas podem estar desgastadas pelo tempo, podendo acontecer de você chegar em sua casa e na primeira nota elas se romperem.
Como escolher a “primeira guitarra”?
Geralmente a primeira guitarra que compramos ou ganhamos é o que o “mercado” chama de guitarra para iniciantes. Ou seja, ela não será um instrumento construído com as melhores madeiras, nem terá captadores (microfones que captam o som das cordas) tops de linha, mas as guitarras que são comercializadas no mercado, hoje, têm um custo benefício bem interessante.
Eu costumo dizer que escolher uma guitarra é como escolher uma namorada ou namorado, a primeira identificação é a visual, então:
1-Comece acessando alguns sites de lojas de instrumentos musicais e pesquise algumas marcas e modelos de guitarra que você goste e que estejam dentro do preço que você ou seu pai esteja disposto a investir.
2-Se você puder, prefira ir até uma loja de instrumentos musicais em vez de comprar pela internet. A maioria das guitarras para iniciantes, independentemente da marca, atualmente vêm da China, Malásia, Indonésia, portanto é uma longa viagem e muita coisa pode acontecer no caminho. Então o melhor é verificar se está tudo ok antes de comprar.
3-Na loja, peça para pegar algumas guitarras, mesmo que você não saiba tocar nada! É importante que você sinta o peso da guitarra, se está adequado á sua idade e tamanho, se o braço da guitarra é confortável de se tocar, se não é muito grosso para sua mão.
4-Importante! Peça para o vendedor olhar se o braço da guitarra não está torto, ele é a parte mais importante da guitarra. Veja se a pintura e o corpo da guitarra não estão “machucados”. Peça para ligar a guitarra num amplificador e teste se o encaixe do plug (um buraco onde se enfia ponta do fio que conecta a guitarra ao amplificador) não está com defeito, isto poupa uma série de aborrecimentos futuros. Tenho visto muitas guitarras que apresentam este defeito ultimamente.
5-Se você puder, eu sugiro que antes de levar a guitarra para casa, deixe-a na loja para fazer uma regulagem na altura das cordas, no braço e no caso de modelos “strato”, regular as molas da ponte (calma, o pessoal da loja sabe o que é isto). Muitas guitarras apresentam problemas constantes de afinação por causa da regulagem das molas. A parte ruim, é que além de ter que esperar alguns dias para que seja feita a regulagem, geralmente ela é um serviço cobrado á parte pelas lojas.
6-Não se esqueça de comprar um “jogo”de cordas novas para ter de reserva, pois as cordas da guitarra que você comprará vêm instaladas da fábrica, a viagem, o tempo, o clima, podem desgasta-las e quando você chegar em casa, na primeira nota elas podem se romper, aí vem uma “baita” frustração…
7-Compre também umas 4 palhetas e um cabo (fio para conectar a guitarra ao amplificador) que não seja o mais caro da loja, mas que também não seja o mais barato. Isto economiza ter que gastar duas vezes e também um bocado de aborrecimentos.
Como escolher um Baixo?
1º - Defina o quanto de grana você está disposto a investir;
2º - Tenha em mente o tipo de som que você pretende tirar do baixo. Por exemplo, um som mais vintage (antigão, tipo rock dos anos 70) nestes casos baixos modelos Jazz Bass ou Precision se encaixariam bem; ou então um som mais "modernoso"...
3º - Faça um levantamento das marcas acessíveis dentro da faixa de preço estipulada (não se esqueça de pesquisar por usados, pois muitas vezes encontramos algumas barbadas), e das sonoridades que mais te atraem.
4º - Procure TESTAR em lojas ou com os amigos os instrumentos relacionados;
5º - Fique com o que VOCÊ mais gostar! Se você comprou um Tonante porque gostou dele, e você acha que o timbre dele é exatamente o que você está procurando, então vai fundo! Seja feliz com ele!
6º - Lembre se de uma coisa: quando você compara baixos dentro de uma faixa de preços, é difícil falar qual é o melhor, pois cada modelo possui uma característica diferente do outro (q não quer dizer q um é melhor que outro), como por exemplo, Baixo A e Baixo B custam 700 reais, mas o baixo A tem um som mais Grave, e o Baixo B tem um som mais médio. Nenhum vai ser melhor que o outro, simplesmente possuem qualidades diferentes, e cada um vai corresponder melhor ao som que você gosta (ou mais grave ou mais estalado).
7º - Evite pegar um instrumento pensando nas "melhorias" que você pode fazer nele, porque geralmente com a grana que você irá gastar pelo baixo, + novos componentes (captadores, por exemplo) + mão de obra em alguns casos acaba ficando quase o preço de um instrumento top (com exceção dos casos ondem existe valor sentimental ou você tem grana pra investir e não lhe fará falta).
Lembrando que essas dicas foram pesquisadas na internet em sites e fóruns sobre o assunto, boas escolhas e divirtam-se com seus instrumentos. Abração, dúvidas podem postar, que eu vou dar um jeito de responder.
Bruno Costa
Comunidade Menino Jesus Sapé/PB
Ministério de música Maranathá
5 comentários:
oi.Tenho uma duvida. Ao iniciar as aulas de violão, tenho que utilizar uma palheta ou não? ou devo começar com a palheta? gostei das dicas.
A paz de Jesus e o amor de Maria, Ok Pedro vamos tirar sua dúvida, a palheta e um acessório mais usado em guitarras, mas pode ser utilizada concerteza em vilões, logo no começo é bom vc aprender a dedilhar o violão(que é algo necessário no começo) e depois quando tiver estudando as batidas(ritmos), pode sim usar a palheta, mas no começo é bom não usá-la. Abraço da Equipe do Blog.
Olá Bruno! gostei das dicas, que Deus mutiplique seus talentos. Um forte abraço!( Obg por fazer parte da nossa equipe no blog)
Obrigado Bruno pela dica.valeu cara.
De nada Pedro, no que você precisar estamos aqui para ajudar! Abraço da Equipe do Blog!
Postar um comentário